SEBRAE Inteligência Setorial

SEBRAE

Informações estratégicas para sua empresa crescer.

Comércio varejista

Imagem de título do setor Comércio varejista
14 de fevereiro de 2018

O crescimento das marcas próprias

Elas conquistam o consumir com seu preço mais baixos

marcas_proprias

Os produtos de marcas próprias, ou seja, vendidos com exclusividade por um determinado supermercado ou outra rede varejista, ganham cada vez mais espaço nas casas brasileiras. Só no ano passado, esses artigos alcançaram 32,8 milhões de lares, um a alta de 68% desde 2010, segundo a Kantar Worldpanel, empresa especializada em comportamento de consumo. De olho nesse segmento, até farmácias apostam em itens exclusivos, que costumam ser de 5% a 30% mais baratos do que de outras empresas. A RD, empresa que administra as redes de farmácias Droga Raia e Drogasil, acaba de lançar a quarta marca própria, a Nutrigood, focada em alimentos funcionais. Entre os artigos que já eram comercializados, lenços umedecidos, demaquilantes e autobronzeador estão entre os mais procurados. No caso de lenços demaquilantes, a economia para o cliente chega a 47%: o pacote da marca exclusiva custa R$ 11,58 e da marca mais famosa, R$ 21,90.

— Percebemos que os clientes entram em nossas lojas não apenas mais pensando em comprar remédio, mas também buscando bem-estar e qualidade de vida — afirma o vice-presidente de Planejamento e RI, da RD, Eugênio De Zagottis.

A Nossa Drogaria também possui duas marcas exclusivas, Ammore e Uni-duni. Assim como a RD, a rede Mundo Verde aproveitou uma demanda dos clientes por itens saudáveis. Hoje, são duas linhas de produtos que vendem mais de 150 artigos de alimentação e suplementação. Em 2017, o faturamento cresceu 14% em relação ao ano anterior. No segundo semestre, outra linha chega às prateleiras.

— O óleo de coco é queridinho, o mais vendido, porque tem 1001 utilidades, desde uso na cozinha até para fazer hidratação no cabelo — destaca a diretora de operações, Daniela Heldt

Na Lojas Americanas e Grupo GPA, controlador das redes Extra e Pão de Açúcar, as marcas próprias também são diferenciais. Na primeira, são 16 marcas vendendo cerca de 8 mil produtos, desde roupas a itens para pets. Já nos supermercados são cinco marcas exclusivas, que totalizam quase 4 mil artigos.

Confira a matéria completa na fonte original.

👉 Você já está cadastrado no SIS? Aproveite o cadastro é gratuito!

Cadastre-se

Imagem: Divulgação

Fonte:
Jornal Extra
Autor:
Marcela Sorosini e Paulo Assad
Publicado em:
12 de fevereiro de 2018

Você também vai gostar de ler