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Calçados Femininos

Imagem de título do setor Calçados Femininos
12 de janeiro de 2018

Novo apoio na internacionalização de empresas

O Prêmio Direções fará parte das estratégias de internacionalização da Abicalçados

calçados

Com a competitividade prejudicada pelo alto custo de produção e as constantes oscilações cambiais, o setor calçadista tem buscado fazer a “lição de casa’ apostando em ferramentas que garantam uma competição internacional não apenas no preço, mas também na qualidade dos produtos e na assertividade das ações.

Foi com o objetivo de incentivar as melhores práticas para a expansão além-fronteiras que a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) criou, em 2015, o Prêmio Direções, que além de premiar as melhores práticas em marketing, gestão industrial, design e sustentabilidade, destaca também os melhores trabalhos de internacionalização.

O gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, conta que as iniciativas premiadas acabam servindo de referências positivas para o setor calçadista brasileiro. “Quando se trata de inserção internacional, mais do que concorrentes, precisamos de parcerias para o fortalecimento do setor, apostando em estratégias mais assertivas e também em produtos de alto valor agregado, fugindo da concorrência no preço, na qual os asiáticos são imbatíveis”, comenta. No ano passado, foram premiadas duas empresas na categoria Internacionalização, a Bibi, na categoria médio/grande portes, e a CIAO MAO, na categoria micro/pequeno portes.

Cases

Schlindwein conta que a Bibi, por exemplo, conseguiu, por meio de uma parceria com distribuidor nos Emirados Árabes Unidos, expandir a atuação na região do Golfo Pérsico. Com a estratégia, a empresa gaúcha aumentou em 65% suas vendas para a Região.

Já a CIAO MAO, marca paulista especializada em calçados customizáveis e de alto valor agregado, mesmo com uma produção limitada a 7 mil pares por ano, conseguiu exportar 10% dessa quantia para países como Estados Unidos, França, Itália, Reino Unido, Portugal, Líbano e África do Sul. “Com um preço médio de US$ 70 por par, muito acima da média brasileira para o exterior (de US$ 8), a CIAO MAO conseguiu consolidar uma participação importante no mercado internacional, o que comprova que a concorrência não deve ser apenas uma questão de preço. A estratégia para a inserção e expansão internacional é muito relevante no processo”, ressalta Schlindwein.

Confira a notícia completa em Comex do Brasil.

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Fonte:
Comex do Brasil
Autor:
Comex do Brasil
Publicado em:
12 de janeiro de 2018

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