SEBRAE Inteligência Setorial

SEBRAE

Informações estratégicas para sua empresa crescer.

Sustentabilidade

Imagem de título do setor Sustentabilidade
12 de fevereiro de 2018

Brasil tem potencial para vender 150 mil carros elétricos ao ano

Pesquisa realizada pela Accenture Strategy, em parceria com a FGV Energia, aponta o futuro dos veículos movidos a energia elétrica no país

carro

O setor de transportes é um dos principais responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa. Com a ratificação do Acordo de Paris, vários países estão se mobilizando para minimizar os impactos do aquecimento global no planeta. Uma das maiores apostas é o carro elétrico, alternativa com emissão quase zero de poluentes e capaz de reduzir a demanda por combustíveis fósseis. A consultoria Accenture Strategy, em parceria com a FGV Energia, publicou um estudo para avaliar as oportunidades e os desafios da implementação dos veículos movidos a eletricidade no Brasil. De acordo com o levantamento, o mercado brasileiro tem potencial para vender 150 mil unidades de carros elétricos por ano – cerca de 7% das vendas totais de automóveis em 2016.

Em 2017, foram vendidos 3.296 híbridos e elétricos – número ainda insignificante diante dos 2,239 milhões comercializados, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

A curto prazo, entretanto, os veículos elétricos não são uma opção lucrativa para as montadoras, principalmente devido ao custo das baterias. O valor do componente pode chegar a 50% do valor total do carro. Sem contar que o preço desse tipo de veículo é alto. O BMW i3, por exemplo, único com motor 100% elétrico vendido no Brasil, custa entre R$160 e 180 mil.

Confira a notícia completa no site da Época Negócios.

👉 Você já está cadastrado no SIS? Aproveite o cadastro é gratuito!

Cadastre-se

FOTO: MILES WILLIS/ GETTY IMAGES

Fonte:
Época Negócios
Autor:
Época Negócios
Publicado em:
12 de fevereiro de 2018

Você também vai gostar de ler